Humberto Assumpção trouxe ao Rio dramaturgia homenageando Lorca
O espetáculo teatral "Proibido" é inspirado na obra do poeta espanhol Federico Garcia Lorca. Com dramaturgia e direção de Humberto Assumpção, a peça faz belíssima homenagem ao autor, através de sua vida e obra. O evento, em elogiada temporada, foi apresentado no mês de setembro na Sala Municipal Baden Powell, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
A vida de Lorca, nesse belo espetáculo de Humberto Assumpção, faz o espectador viajar através da trilogia espanhola “Bodas de Sangue”, “Yerma” e “ A Casa de Bernarda Alba”.
Inspirados nesses textos e com a dramaturgia de Humberto Assumpção, os atores demonstraram maestria através da poesia, música e dança. O grupo encarna o universo de Lorca representando o luto; a dor; a paixão e a terra - nesse caso, a terra de Andaluzia, na Espanha - onde ele nasceu.
De forma cativante, o espetáculo conta três histórias: um casamento que, pouco após ser celebrado, termina em duas trágicas mortes; uma mulher que deseja um filho, mas convive com a indiferença do marido e uma casa onde mulheres em luto são privadas de liberdade, sem autonomia ou alegria.
A peça “Proibido”, de Lorca, flui pela trilogia espanhola em seus vários prismas, fazendo a defesa do matriarcado; da cultura muçulmana na Espanha; dos ciganos e dos homossexuais. Uma dramaturgia forte, densa e sensual, que mostra o lado trágico de Lorca através sua vida amorosa e em seus personagens.
Esse drama, inspirado na vida e obra do dramaturgo espanhol, fez uma elogiada temporada na Sala Baden Powell, em setembro de 2023.
No elenco, Andriu Freitas; Humberto Assumpção; Josy Lozada; Renato Braga; Vinícius Moizés e Rodrygo Herrmann, com produção de Andrea Menezes e com cenografia, direção cênica, coreografia e figurino de Humberto Assumpção.
Esse grande espetáculo deixou saudades e a Cia Ar Cênico avisa ao público que vai estar em cena, no mesmo palco - na Sala Baden Powell - com "Tebas", no próximo mês de outubro, em curta temporada
Nenhum comentário:
Postar um comentário