Talita Menezes lança o livro Mãe de Viado na OAB-RJ
A Advogada e professora universitária de Direito Civil da UFRRJ, Talita Menezes, lança o seu livro "Mãe de Viado", nessa quarta-feira, às 16h, na sede da OAB, no Rio de Janeiro.
O Livro surgiu quando foi a um protesto em 2018 contra Jair Bolsonaro, para apoiar o filho, vitima de Homofobia, que colocou na testa a palavra "Viado". Ela, então, colocou também na testa " Mãe de Viado ", e foi à passeata, para apoiá-lo. e A foto viralizou na mídia e nas redes sociais.
“Ele queria se manifestar e eu, como mãe, fiquei preocupada. Pedi que não fizesse aquilo, fiquei com medo de que ele fosse agredido. Ele insistiu, disse que era liberdade de expressão. Então, pensei: ‘Não vou deixá-lo sozinho’. Pedi que a amiga que estava conosco escrevesse “Mãe de viado” na minha testa. Pronto, agora ninguém mexe com meu filho”, diz Talita.
Quando o Rafael falou, no sábado, para a amiga dele colocar escrito “viado” na testa dele, a minha primeira reação foi: “Rafael, não, filho, para que você vai colocar isso aí?”. Ele disse: “Mãe, nós estamos indo para uma manifestação.” E aí ele tem todo o discurso. Eu perguntei: “E por que não 'gay', em vez de 'viado'?”. E ele: “Porque é de 'viado' que me xingam, é de 'viado' que me chamam. Eu estou me apropriando disso. Quando eu coloco na minha testa 'viado', eu tiro o poder deles. Eu estou tirando a palavra da boca dessas pessoas.” E aí eu não tenho argumento, né? Porque eu não vou ensinar o meu filho a ser covarde, a não se manifestar. Eu não sei se importa, mas eu tenho um histórico familiar. Meu pai foi preso em 1973 e solto em 1979.", conta a escritora Talita Menezes
Tendo como episódio central uma foto tirada em meio à manifestação de rua, onde mãe e filho aparecem com as inscrições “viado” e “mãe de viado” na testa, o livro fala do amor materno e do amadurecimento da família, diante do preconceito existente na sociedade contra pessoas LGBTQI+. Com foco nas famílias que possuem membros LGBTQIA+, busca-se uma linguagem informal e acolhedora, para que todos se sintam abraçados, pois não estão só. Exercitar o amor passa pela desconstrução dos conceitos que aprendemos, para substituí-los por novas perspectivas, que tenham por base o respeito ao próximo e o entendimento que a diversidade faz parte da natureza humana.
Talita Menezes do Nascimento nasceu em Marechal Hermes e cresceu na região Leopoldinense. Vinda de uma família simples, aos 22 anos, formou-se em Direito na Faculdade de Direito Cândido Mendes, passando a se dedicar ao exercício da advocacia. Casou-se em 2000 com Fabio Pereira, com quem teve Rafael e Felipe. Defendeu sua dissertação no Mestrado em Direito em 2003, quando Rafael completou um ano de idade. Desde 2004, além da advocacia, leciona na graduação de Direito, sendo, atualmente, professora adjunta da UFRRJ. Há anos, divide o tempo de trabalho com a família e o voluntariado na OAB/RJ, assim como na instituição que ajudou a criar, ASAPA, para apoio a casas de acolhimento. Desde 2018, é militante LGBTQI+.
Após a pandemia, vem-se dedicando ao estudo do Direito Sistêmico, para que sua atuação profissional possa auxiliar na cura das relações familiares
Talita Menezes é autora do livro, advogada, conselheira seccional, professora, mãe, membro do coletivo Mães pela Diversidade.
Lançamento do livro "Mãe de viado"
Data e hora: 4ª-feira 14/06/2023 às 16h
Local: OABRJ
Plenário Antônio Modesto da Silveira
Avenida Marechal Câmara, 150 - 9º andar
Acesso Gratuito
Nenhum comentário:
Postar um comentário