sexta-feira, 23 de junho de 2023

Covil das Moças Ruivas estreia hoje no Sergio Porto

 Hamilton Vaz Pereira estreia texto inédito


        

        “Covil das Moças Ruivas”, escrito e dirigido por Hamilton Vaz Pereira, estreia hoje em pequena temporada no Teatro Sérgio Porto, no Humaitá, Rio de Janeiro.

       O Espetáculo tem 40 atores em cena. Surgiu de uma seleção de atores preparados ao longo de um “workshop” de quatro meses, em que alguns dos atores já haviam participado da peça anterior " Bônus Demônia ".

      A presente peça teatral tem como protagonistas os atores Igor Salmito , Lazuli Barbosa, Denys Vasconcellos e Marcielly Vanucci, além de nomes como Iris Bustamante, Gloria Rabaça, Deborah Thomas, Bernardo Staines e Micheli Capri.

        COVIL DAS MOÇAS RUIVAS é um clube noturno, um oásis boêmio, artístico e filosofal, à beira-mar que constela a noite do Rio de Janeiro com seus shows adultos, inúmeras histórias e dons da hospitalidade, e que honra o Bairro Da Lua Azul povoado por personagens e peripécias conectadas entre si no ambiente de um éden, um campo de batalhas poéticas. 

           Toda a ação acontece numa manhã ensolarada, numa tarde exuberante e numa noite esplendorosa.
     
    
            A grande atração da inédita peça de Hamilton Vaz Pereira promete ser as atrações do cabaré, entre números de canto e dança, além de um espetáculo dinâmico, com algumas surpresas ao público.

              O Espetáculo, além da atriz convidada Iris Bustamante, traz excelentes atores formados pela CAL, Tablado e Wolf Maya, tais como Oswaldo Novais, Nina Silveira, Catarina Muhl e Emerson Manguete.

                  A peça traz também a volta do ator Kadu Flu (“Sabe quem dançou?”, de Zeno Wilde, 2015 ), em pequena participação como o “segurança” do clube noturno “Covil das Moças Ruivas”. 
  
      " É um prazer imenso estar participando de uma peça que tem um enredo incrível e tantas nuances cênicas. Fico bastante honrado em contracenar com um elenco tão diverso e talentoso, ainda mais sendo dirigido pelo grande Hamilton Vaz Pereira. ", afirma o ator João Medeiros.
              
              ELENCO: Ara Nogueira, Arthur Pimenta, Catharina Mühl, Bernardo Staines, Cesar Romeo, Daniela Wainer, Danielle Delaneli, Dário Jurema, Deborah Monteiro, Déborah Thomas, Denys Vasconcellos, Diogo Gélio, Eliana Mara, Emerson Manguete, Gabriela Perciano, Gabriella Lavinas, Glória Rabaça, Igor Salmito, Iris Bustamante, Isabella Cunha, João Medeiros, Jonatas Silva, José Augusto Kamel, Kadu Flu, Kelly Violy, Laila Borges, Lazuli Barbosa, Leandro Souza, Katarina Kazzaz, Marcia Barbosa, Marcielly Vanucci, Maria Clara, Mariana Jacó, Mariô Rodrigues, Michele Capri, Monielle Santos, Nina Silveira, Osvaldo Novais, Thiago Sol, Samara Potyguara, Rafael Montovani.

COLABORAÇÃO: Denys Vasconcellos, Lazuli Barbosa, Marcielly Vanucci e Rafael Montovani.

LUZ: Daniel Galván

ASSISTÊNCIA DE ILUMINAÇÃO:
Fernanda Brandt

SOM:
Lucas Assis

ARTE E DESIGNER:
Cesar Romeo

COLABORAÇÃO DE FIGURINO:
Juliana Almeida

ASSESSORIA DE IMPRENSA:
Binômio Comunicação

REALIZAÇÃO:
Gog e Magog Produções



COVIL DAS MOÇAS RUIVAS

Novo espetáculo de Hamilton Vaz Pereira
Espaço Cultural Sérgio Porto
Curta temporada: Em junho dias 24, 25 e 30 | Em julho dias 1 e 2;
Horários: Sextas e sábados às 20h e domingo às 19h
Capacidade: 130 lugares
Classificação: 16 anos
Entrada: R$60 e R$30
Assessoria de Imprensa: Binômio Comunicação
Atendimento: Marcelo Gusmão
Cel: 21.96020-7349



      

terça-feira, 20 de junho de 2023

Livro " Mãe de Viado ", de Talita Menezes é lançado na OAB-RJ



Lançamento do livro é realizado com sucesso na OAB




                                  O lançamento do livro “Mãe de Viado”, aconteceu com sucesso, no hall do plenário da Ordem dos Advogados do Brasil, no Rio de Janeiro, com a presença do grupo Mães da Resistência e das sócias da empresa Metanoia, editora do livro, além de  amigos e familiares.

                               Após a autora Talita Menezes autografar os livros adquiridos pelos convidados presentes, houve discursos do grupo Mães da Resistência e das sócias da editora Metanoia.

                             O “ponto alto” do lançamento se deu quando o protagonista RAFAEL PEREIRA usou da palavra para contar sua história, que deu origem ao livro.

                            Tendo como episódio central uma foto tirada em meio à manifestação de rua, onde mãe e filho aparecem com as inscrições “viado” e “mãe de viado” na testa, o livro fala do amor materno e do amadurecimento da família, diante do preconceito existente na sociedade contra pessoas *LGBTQIAPN+*. 

                        Tendo por público-alvo as famílias que possuem membros considerados LGBTQIAPN+*, busca-se uma linguagem informal e acolhedora, para que todos se sintam abraçados, pois não estão só. 

                      Exercitar o amor passa pela desconstrução dos conceitos que aprendemos, substituindo-os por novas perspectivas, que tenham por base o respeito ao próximo e o entendimento de que a diversidade faz parte da natureza humana.

                  O Livro “Mãe de Viado” encontra-se disponível no site da editora Metanoia e será igualmente lançado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Em breve também estará disponível em livrarias do Rio de Janeiro.

                "Esse livro é dedicado às famílias,  e espero que todas se sintam abraçadas" , declarou a autora Talita Menezes.













































terça-feira, 13 de junho de 2023

Lançamento do livro Mãe de Viado nessa quarta na OAB

 


                                Talita Menezes lança o livro Mãe de Viado na OAB-RJ








       A Advogada e professora universitária de Direito Civil da UFRRJ, Talita Menezes, lança o seu livro "Mãe de Viado", nessa quarta-feira, às 16h, na sede da OAB, no Rio de Janeiro.


      O Livro surgiu quando foi a um protesto em 2018 contra Jair Bolsonaro, para apoiar o filho, vitima de Homofobia, que colocou na testa a palavra "Viado".  Ela, então, colocou também na testa " Mãe de Viado ", e foi à passeata, para apoiá-lo. e A foto viralizou na mídia e nas redes sociais.


     “Ele queria se manifestar e eu, como mãe, fiquei preocupada. Pedi que não fizesse aquilo, fiquei com medo de que ele fosse agredido. Ele insistiu, disse que era liberdade de expressão. Então, pensei: ‘Não vou deixá-lo sozinho’. Pedi que a amiga que estava conosco escrevesse “Mãe de viado” na minha testa. Pronto, agora ninguém mexe com meu filho”, diz Talita.


      Quando o Rafael falou, no sábado, para a amiga dele colocar escrito “viado” na testa dele, a minha primeira reação foi: “Rafael, não, filho, para que você vai colocar isso aí?”. Ele disse: “Mãe, nós estamos indo para uma manifestação.” E aí ele tem todo o discurso. Eu perguntei: “E por que não 'gay', em vez de 'viado'?”. E ele: “Porque é de 'viado' que me xingam, é de 'viado' que me chamam. Eu estou me apropriando disso. Quando eu coloco na minha testa 'viado', eu tiro o poder deles. Eu estou tirando a palavra da boca dessas pessoas.” E aí eu não tenho argumento, né? Porque eu não vou ensinar o meu filho a ser covarde, a não se manifestar. Eu não sei se importa, mas eu tenho um histórico familiar. Meu pai foi preso em 1973 e solto em 1979.", conta a escritora Talita Menezes


      Tendo como episódio central uma foto tirada em meio à manifestação de rua, onde mãe e filho aparecem com as inscrições “viado” e “mãe de viado” na testa, o livro fala do amor materno e do amadurecimento da família, diante do preconceito existente na sociedade contra pessoas LGBTQI+. Com foco nas famílias que possuem membros LGBTQIA+, busca-se uma linguagem informal e acolhedora, para que todos se sintam abraçados, pois não estão só. Exercitar o amor passa pela desconstrução dos conceitos que aprendemos, para substituí-los por novas perspectivas, que tenham por base o respeito ao próximo e o entendimento que a diversidade faz parte da natureza humana.


      Talita Menezes do Nascimento nasceu em Marechal Hermes e cresceu na região Leopoldinense. Vinda de uma família simples, aos 22 anos, formou-se em Direito na Faculdade de Direito Cândido Mendes, passando a se dedicar ao exercício da advocacia. Casou-se em 2000 com Fabio Pereira, com quem teve Rafael e Felipe. Defendeu sua dissertação no Mestrado em Direito em 2003, quando Rafael completou um ano de idade. Desde 2004, além da advocacia, leciona na graduação de Direito, sendo, atualmente, professora adjunta da UFRRJ. Há anos, divide o tempo de trabalho com a família e o voluntariado na OAB/RJ, assim como na instituição que ajudou a criar, ASAPA, para apoio a casas de acolhimento. Desde 2018, é militante LGBTQI+. 


      Após a pandemia, vem-se dedicando ao estudo do Direito Sistêmico, para que sua atuação profissional possa auxiliar na cura das relações familiares


     Talita Menezes é autora do livro, advogada, conselheira seccional, professora, mãe, membro do coletivo Mães pela Diversidade.


Lançamento do livro "Mãe de viado"


Data e hora: 4ª-feira 14/06/2023 às 16h

Local: OABRJ 

Plenário Antônio Modesto da Silveira

Avenida Marechal Câmara, 150 - 9º andar

Acesso Gratuito