Mostra Mais 2023
ATIVIDADES CULTURAIS
O curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação e o Circuito PROART – Programa de Apoio às Artes do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresentam: “Mostra Mais 2023”.
.
A “Mostra Mais” é a apresentação dos experimentos teatrais elaborados ao longo da disciplina “Direção VI” (pré-formatura), do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É um evento de ensino, pesquisa e extensão que conta com a participação de docentes e discentes de variados cursos e também membros externos à UFRJ nas equipes das peças. Faz parte do Projeto Artístico de Representação Institucional (PARIN) “Mostras do curso de Direção Teatral” e do Circuito PROART (Programa de Apoio às Artes do Fórum de Ciência e Cultura).
.
A edição de 2023 ocorrerá de 04/07 a 21/07/2023, na Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha) da Escola de Comunicação da UFRJ – campus da Praia Vermelha, às segundas, terças, quintas e sextas, com sessões duplas a cada dia, às 18h e às 20h.
Serão 10 montagens de pré-formatura do curso de Direção Teatral da UFRJ, a partir de obras de Gaston Leroux, Grace Passô, Henrik Ibsen, Jô Bilac, Karl Valentin, Luigi Pirandello, Molière, Rafael Souza-Ribeiro, Rogério Blat e William Shakespeare, mostrando toda riqueza e diversidade da criação teatral.
Além das peças, teremos também apresentações de Performances da Dança da UFRJ.
.
Entrada franca! Senhas 1 hora antes de cada apresentação!
Sujeito à lotação.
.
Programação completa: https://tinyurl.com/LivretoMostraMais2023
.
Contatos/informações: https://linktr.ee/mostradeteatrodaufrj
.
Mapa – Como chegar: https://tinyurl.com/MapaMM2023
Vá de transporte público!
O campus da Praia Vermelha não dispõe de estacionamento para o público.
Mas você pode chegar à Escola de Comunicação de várias formas:
> Metrô: Botafogo: a 15 min a pé ou integração 513
> Ônibus: Tro1, Tro2, Tro4, 107, 415, 426, 432, 433, 434, 455, 456, 457, 464, 472, 474, 483, 485, 513, 583, 740D
> Bicicleta: estações Bike Rio (50, 57, 86, 89)
.
.
Programação:
.
04/07 (Ter), 18h e 20h
Performances da Dança da UFRJ
18h: Classificação indicativa: Livre
“Pulsar” (5 min)
Sinopse: Baseando-se no cotidiano para compor a cena, o pulsar do popular elabora o corpo cênico trazendo um emaranhado de encontros. Brincando com a dinâmica do tempo e texturas corporais, pensamos na permanência do homem no mundo.
.
“Como seu corpo reage quando você está triste” (3 min)
Sinopse: Respira fundo. Não tão fundo, a lágrima pode vir. Aperta os olhos. Olha para cima. Esmaga a boca. Remexe a língua. Solo de dança contemporânea e dança-teatro em uma pesquisa da corporeidade da tristeza do indivíduo quando não está sozinho.
.
“Sobrepelis: camadas para dançar” (10 min)
Sinopse: A obra revela a descoberta da pele, minuciosamente investigada como via para micro danças sensório-perceptivas de si. O ritmo da condução em contato envolve as corporeidades na hibridez que, no processo, excita outras camadas de experimentos.
.
“Redenção” (5 min)
Sinopse: Os ciclos de um relacionamento são uma dança delicada entre dois indivíduos que compartilham amor, intimidade e compromisso. Assim como as estações do ano, os ciclos podem variar, trazendo momentos de alegria, desafios e crescimento mútuo.
.
“Cenas do último carro” (20 min)
Sinopse: Estudos de cenas realizados durante a disciplina “Fundamentos das Expressões e Comunicações Cênicas (FECC) I” a partir do texto de João das Neves, “O último carro”.
.
20h: Classificação indicativa: 16 anos
“Boca suja” (55 min)
Sinopse: “Boca suja ou a antropologia do incômodo” dança o boteco, os papos íntimos, as revelações dos bêbados ou desbocados. Pequenas cenas cruzando histórias daquilo que você escreveria no guardanapo para ninguém ler.
.
06/07 (Qui), 18h e 20h
“Vote em mim”, de Rogério Blat
Direção: Joyce Jesus
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: No início das férias escolares, as crianças da vila resolvem brincar na praça e a encontram destruída. Surge a ideia de uma eleição para prefeito do parque. A criança vencedora tem o poder de reformar o parquinho. Quem será que vence?
.
07/07 (Sex), 18h e 20h
“O fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux
Direção: Alalau Miele
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: A cantora Christine tem o seu amor disputado entre Raoul, um jovem nobre, e um misterioso personagem conhecido como “Fantasma”, que circula pelos bastidores e subterrâneos da Ópera de Paris, observando tudo o que ali acontece.
.
10/07 (Seg), 18h e 20h
“O doente imaginário”, de Molière
Direção: Ketrolin Rossetto
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em um lar burguês, Argan contabiliza grandes despesas com consultas médicas de supostas enfermidades. O velho hipocondríaco busca casar a filha, Angélica, com um médico, para garantir privilégios.
.
11/07 (Ter), 18h e 20h
“Vem quem quer”, adaptação de “Cidadela”, de Rafael Souza-Ribeiro
Direção: Gabs Hastenreiter
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: “Vem quem quer” é uma cidadela governada por homens, onde mulheres não têm direitos. Quando a cigarra vermelha canta, homens se ausentam e mulheres ficam temporariamente livres. Diante de um problema, elas precisam pedir ajuda a uma exilada.
.
13/07 (Qui), 18h e 20h
“Medida por medida”, de William Shakespeare
Direção: Matthielle Navarro
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Quando os cidadãos de Viena se rendem aos prazeres do pecado, um governante interino intervém, despertando a lei com tirania. O imprevisto, porém, é que ao condenar um dos libertinos à morte, ele acaba por mobilizar toda a cidade contra si.
.
14/07 (Sex), 18h e 20h
“Juca”, adaptação de “Cabaré Valentin”, de Karl Valentin
Direção: Maria Luísa Grimaldi
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O espetáculo “Juca” é uma adaptação do texto “Cabaré Valentin”, de Karl Valentin, onde somos convidados para o boteco carioca do Vô José Grimaldi no centro de Bangu City. Reúnem-se com ele amigos de longa data e clientes fiéis. Aceita um chope?
.
17/07 (Seg), 18h e 20h
“A teoria do inimigo”, a partir de “Um inimigo do povo”, de Henrik Ibsen
Direção: Lúcio Martínez
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O médico Thomas Stockmann descobre que as águas da Estação Balneária, principal fonte de renda da cidade, estão contaminadas. Para que uma reforma seja feita, ele vai precisar ter a opinião pública em suas mãos.
.
18/07 (Ter), 18h e 20h
“Vaga carne”, de Grace Passô
Direção: Desirée Santos
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma estranha voz toma posse dos corpos e experimenta o gosto de algo realmente humano.
.
20/07 (Qui), 18h e 20h
“O homem da flor na boca”, de Luigi Pirandello
Direção: Igor Gonçalves
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O encontro ao acaso entre dois estranhos proporciona um diálogo sobre diferentes perspectivas de estar e sentir-se vivo. Rodeados por um vulto em forma de uma mulher, eles circulam através da realidade, da memória e de seus pensamentos.
.
21/07 (Sex), 18h e 20h
“Os mamutes”, de Jô Bilac
Direção: Aureo Müller
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Leon é um jovem em busca de um emprego na multinacional Mamutes Food. Em sua trajetória, surgem questionamentos sobre uma sociedade sem perspectivas. O dilema de Leon: se tornar um caçador implacável ou resistir em nome de seus princípios?
.
.
Realização: Escola de Comunicação da UFRJ e PROART – Programa de Apoio às Artes do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
.
Correalização: Escola de Belas Artes, Escola de Educação Física e Desportos, Escola de Música, Faculdade de Medicina da UFRJ e SUAT – Sistema Universitário de Apoio Teatral
.
Parceria institucional: Escola de Teatro da UNIRIO
.
Apoio: Acadêmicos do Grande Rio, Bar e Restaurante Real Chopp, Camila Oliveira Doceria, Central de Produção Multimídia da ECo, Grupo Teatro de Busto, Hamburgueria do Barba, Pontão de Cultura Digital da ECo, Salgados Pais e Filhos, VLP Musical, Xerox do DCE/UFRJ e Youburger
.
Este evento faz parte do Projeto Artístico de Representação Institucional (PARIN) “Mostras do curso de Direção Teatral”, recebeu Bolsa de Residência Artística PROART 2023 e Bolsas PROART 2023, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.
Detalhes do evento:
Dia(s): 4 jul 2023 - 21 jul 2023
Horário: 18h00 - 21h00
Local: Escola de Comunicação da UFRJ (Sala Vianninha)
Av. Venceslau Bras, nº 71, Rio de Janeiro, RJ, 22.290-902, Campus da Praia Vermelha/Urca
Categorias
Inscrição:
A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.
Valor: Gratuito
Período de inscrição: Senhas distribuídas 1h antes de cada apresentação
Site: https://linktr.ee/mostradeteatrodaufrj
Instituição responsável: UFRJ
Email do organizador: mostraufrj@gmail.com
Telefone de contato: (21) 99951-8781
Nenhum comentário:
Postar um comentário