sábado, 29 de julho de 2023

Teoria do Inimigo estreia com sucesso na Mostra Mais 2023

Mostra Mais 2023 na UFRJ traz importante peça de Henrik Ibsen






        “A Teoria do Inimigo”, peça teatral  adaptada de “Um Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen, com direção de Lúcio Martínez, estreou com sucesso na Mostra mais 2023,  Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha) da Escola de Comunicação da UFRJ, no Campus da Praia Vermelha.   Esse evento teve  duas apresentações, no dia 17 de julho às 18h e 20h.

          O médico Thomas Stockmann descobre que as águas da Estação Balneária, principal fonte de renda da cidade, estão contaminadas. Para que uma reforma seja feita, ele vai precisar ter a opinião pública em suas mãos. Lúcio Martínez, além de dirigir, fez também a adaptação do texto clássico de Ibsen.

            A peça se passa em uma cidade no interior da Noruega. Com a dramaturgia adaptada, levando-se a linha temporal para outra época, levando-se a trama para os dias atuais. Cada personagem tem interesses e camadas diferentes nesse drama surpreendente. Ele carrega consigo uma esfera de suspense deixando os espectadores presos até final, com uma reviravolta  e um  choque social em quem assiste.

                  Tom Damasceno interpreta o personagem Dr.Stockmann e se destaca com sua intensidade e sensibilidade, travando vários embates entre o seu irmão Prefeito Peter feito por Kaio Raiol que traz serenidade em seu papel. 

                     Agnes Dyas também se destaca, em diversas cenas, sempre segura e com muita presença cênica.

                 Matheus de Cerqueira tem uma grande atuação com seriedade interpretando o jornalista Hovstad ao lado do jovem revolucionário Billing atuado por Marcos Olopes com seu vigor.

                            O  ator João Medeiros tem grande destaque na peça,  interpretando Aslaken, que hoje seria conhecido como um “político da boa vizinhança” que quer agradar a todos e sempre estar em alta. E com suas nuances, consegue trazer um tom cômico necessário para a peça, tendo grande atuação no momento em que vemos o personagem tirar a máscara. 

              A peça é muito bem dirigida, e que parece que  cada personagem foi pensado mesmo   para cada ator.

                    A Teoria do Inimigo foi muito aplaudida ao final, por um público, que lotou a sala Vianinha.

                   “ Eu fiquei muito feliz quando o Lúcio me convidou. Adorei o texto, achei muito perspicaz com a temática do Brasil contemporâneo. Foi incrível ajudar na colaboração do figurino e a estrutura da peça. Foi lindo. ” Jade Boulhosa

                     “ Experiência inexplicável. Transcendente o que vivi. Grato pelo processo e essa energia. ” Tom Damasceno

                         “ Até agora não acredito que consegui me descobrir e reinventar de tantas formas, que bom que o público adorou e estou muito contente com o reconhecimento.” João Medeiros

Mostra Mais 2023

ATIVIDADES CULTURAIS

O curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação e o Circuito PROART – Programa de Apoio às Artes do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ apresentam: “Mostra Mais 2023”.
.
A “Mostra Mais” é a apresentação dos experimentos teatrais elaborados ao longo da disciplina “Direção VI” (pré-formatura), do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É um evento de ensino, pesquisa e extensão que conta com a participação de docentes e discentes de variados cursos e também membros externos à UFRJ nas equipes das peças. Faz parte do Projeto Artístico de Representação Institucional (PARIN) “Mostras do curso de Direção Teatral” e do Circuito PROART (Programa de Apoio às Artes do Fórum de Ciência e Cultura).
.
A edição de 2023 ocorrerá de 04/07 a 21/07/2023, na Sala Oduvaldo Vianna Filho (Vianninha) da Escola de Comunicação da UFRJ – campus da Praia Vermelha, às segundas, terças, quintas e sextas, com sessões duplas a cada dia, às 18h e às 20h.

Serão 10 montagens de pré-formatura do curso de Direção Teatral da UFRJ, a partir de obras de Gaston Leroux, Grace Passô, Henrik Ibsen, Jô Bilac, Karl Valentin, Luigi Pirandello, Molière, Rafael Souza-Ribeiro, Rogério Blat e William Shakespeare, mostrando toda riqueza e diversidade da criação teatral.

Além das peças, teremos também apresentações de Performances da Dança da UFRJ.
.
Entrada franca! Senhas 1 hora antes de cada apresentação!
Sujeito à lotação.
.
Programação completa: https://tinyurl.com/LivretoMostraMais2023
.
Contatos/informações: https://linktr.ee/mostradeteatrodaufrj
.
Mapa – Como chegar: https://tinyurl.com/MapaMM2023
Vá de transporte público!

O campus da Praia Vermelha não dispõe de estacionamento para o público.
Mas você pode chegar à Escola de Comunicação de várias formas:
> Metrô: Botafogo: a 15 min a pé ou integração 513
> Ônibus: Tro1, Tro2, Tro4, 107, 415, 426, 432, 433, 434, 455, 456, 457, 464, 472, 474, 483, 485, 513, 583, 740D
> Bicicleta: estações Bike Rio (50, 57, 86, 89)
.
.
Programação:
.
04/07 (Ter), 18h e 20h
Performances da Dança da UFRJ

18h: Classificação indicativa: Livre
“Pulsar” (5 min)
Sinopse: Baseando-se no cotidiano para compor a cena, o pulsar do popular elabora o corpo cênico trazendo um emaranhado de encontros. Brincando com a dinâmica do tempo e texturas corporais, pensamos na permanência do homem no mundo.
.
“Como seu corpo reage quando você está triste” (3 min)
Sinopse: Respira fundo. Não tão fundo, a lágrima pode vir. Aperta os olhos. Olha para cima. Esmaga a boca. Remexe a língua. Solo de dança contemporânea e dança-teatro em uma pesquisa da corporeidade da tristeza do indivíduo quando não está sozinho.
.
“Sobrepelis: camadas para dançar” (10 min)
Sinopse: A obra revela a descoberta da pele, minuciosamente investigada como via para micro danças sensório-perceptivas de si. O ritmo da condução em contato envolve as corporeidades na hibridez que, no processo, excita outras camadas de experimentos.
.
“Redenção” (5 min)
Sinopse: Os ciclos de um relacionamento são uma dança delicada entre dois indivíduos que compartilham amor, intimidade e compromisso. Assim como as estações do ano, os ciclos podem variar, trazendo momentos de alegria, desafios e crescimento mútuo.
.
“Cenas do último carro” (20 min)
Sinopse: Estudos de cenas realizados durante a disciplina “Fundamentos das Expressões e Comunicações Cênicas (FECC) I” a partir do texto de João das Neves, “O último carro”.
.
20h: Classificação indicativa: 16 anos
“Boca suja” (55 min)
Sinopse: “Boca suja ou a antropologia do incômodo” dança o boteco, os papos íntimos, as revelações dos bêbados ou desbocados. Pequenas cenas cruzando histórias daquilo que você escreveria no guardanapo para ninguém ler.
.
06/07 (Qui), 18h e 20h
“Vote em mim”, de Rogério Blat
Direção: Joyce Jesus
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: No início das férias escolares, as crianças da vila resolvem brincar na praça e a encontram destruída. Surge a ideia de uma eleição para prefeito do parque. A criança vencedora tem o poder de reformar o parquinho. Quem será que vence?
.
07/07 (Sex), 18h e 20h
“O fantasma da Ópera”, de Gaston Leroux
Direção: Alalau Miele
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: A cantora Christine tem o seu amor disputado entre Raoul, um jovem nobre, e um misterioso personagem conhecido como “Fantasma”, que circula pelos bastidores e subterrâneos da Ópera de Paris, observando tudo o que ali acontece.
.
10/07 (Seg), 18h e 20h
“O doente imaginário”, de Molière
Direção: Ketrolin Rossetto
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Em um lar burguês, Argan contabiliza grandes despesas com consultas médicas de supostas enfermidades. O velho hipocondríaco busca casar a filha, Angélica, com um médico, para garantir privilégios.
.
11/07 (Ter), 18h e 20h
“Vem quem quer”, adaptação de “Cidadela”, de Rafael Souza-Ribeiro
Direção: Gabs Hastenreiter
Classificação indicativa: Livre
Sinopse: “Vem quem quer” é uma cidadela governada por homens, onde mulheres não têm direitos. Quando a cigarra vermelha canta, homens se ausentam e mulheres ficam temporariamente livres. Diante de um problema, elas precisam pedir ajuda a uma exilada.
.
13/07 (Qui), 18h e 20h
“Medida por medida”, de William Shakespeare
Direção: Matthielle Navarro
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Quando os cidadãos de Viena se rendem aos prazeres do pecado, um governante interino intervém, despertando a lei com tirania. O imprevisto, porém, é que ao condenar um dos libertinos à morte, ele acaba por mobilizar toda a cidade contra si.
.
14/07 (Sex), 18h e 20h
“Juca”, adaptação de “Cabaré Valentin”, de Karl Valentin
Direção: Maria Luísa Grimaldi
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: O espetáculo “Juca” é uma adaptação do texto “Cabaré Valentin”, de Karl Valentin, onde somos convidados para o boteco carioca do Vô José Grimaldi no centro de Bangu City. Reúnem-se com ele amigos de longa data e clientes fiéis. Aceita um chope?
.
17/07 (Seg), 18h e 20h
“A teoria do inimigo”, a partir de “Um inimigo do povo”, de Henrik Ibsen
Direção: Lúcio Martínez
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O médico Thomas Stockmann descobre que as águas da Estação Balneária, principal fonte de renda da cidade, estão contaminadas. Para que uma reforma seja feita, ele vai precisar ter a opinião pública em suas mãos.
.
18/07 (Ter), 18h e 20h
“Vaga carne”, de Grace Passô
Direção: Desirée Santos
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Uma estranha voz toma posse dos corpos e experimenta o gosto de algo realmente humano.
.
20/07 (Qui), 18h e 20h
“O homem da flor na boca”, de Luigi Pirandello
Direção: Igor Gonçalves
Classificação indicativa: 12 anos
Sinopse: O encontro ao acaso entre dois estranhos proporciona um diálogo sobre diferentes perspectivas de estar e sentir-se vivo. Rodeados por um vulto em forma de uma mulher, eles circulam através da realidade, da memória e de seus pensamentos.
.
21/07 (Sex), 18h e 20h
“Os mamutes”, de Jô Bilac
Direção: Aureo Müller
Classificação indicativa: 16 anos
Sinopse: Leon é um jovem em busca de um emprego na multinacional Mamutes Food. Em sua trajetória, surgem questionamentos sobre uma sociedade sem perspectivas. O dilema de Leon: se tornar um caçador implacável ou resistir em nome de seus princípios?
.
.
Realização: Escola de Comunicação da UFRJ e PROART – Programa de Apoio às Artes do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
.
Correalização: Escola de Belas Artes, Escola de Educação Física e Desportos, Escola de Música, Faculdade de Medicina da UFRJ e SUAT – Sistema Universitário de Apoio Teatral
.
Parceria institucional: Escola de Teatro da UNIRIO
.
Apoio: Acadêmicos do Grande Rio, Bar e Restaurante Real Chopp, Camila Oliveira Doceria, Central de Produção Multimídia da ECo, Grupo Teatro de Busto, Hamburgueria do Barba, Pontão de Cultura Digital da ECo, Salgados Pais e Filhos, VLP Musical, Xerox do DCE/UFRJ e Youburger
.
Este evento faz parte do Projeto Artístico de Representação Institucional (PARIN) “Mostras do curso de Direção Teatral”, recebeu Bolsa de Residência Artística PROART 2023 e Bolsas PROART 2023, do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Detalhes do evento:

Dia(s): 4 jul 2023 - 21 jul 2023
Horário: 18h00 - 21h00

Local: Escola de Comunicação da UFRJ (Sala Vianninha)
Av. Venceslau Bras, nº 71, Rio de Janeiro, RJ, 22.290-902, Campus da Praia Vermelha/Urca

Categorias

Inscrição:

A confirmação da inscrição é de responsabilidade do organizador do evento.

Valor: Gratuito
Período de inscrição: Senhas distribuídas 1h antes de cada apresentação
Site: https://linktr.ee/mostradeteatrodaufrj
Instituição responsável: UFRJ
Email do organizador: mostraufrj@gmail.com
Telefone de contato: (21) 99951-8781


Nenhum comentário:

Postar um comentário