sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Euclides 156 inaugura portal com evento muito elogiado !!!

Evento on-line tem palestras e leitura dramatizada de Euclides de Cunha




             Os 156 anos de Euclides da Cunha foram comemorados em evento organizado pelo Movimento Euclidiano de Cantagalo, transmitido ao vivo pelo Google Meet e pelo canal do movimento no Youtube. Dividiram a mesa de debates Anabelle Loivos, professora da Faculdade de Educação da UFRJ, e o professor Leopoldo Bernucci, da Universidade da Califórnia.

       O Evento on-line começou com o organizador e apresentador José Augusto Oliveira Huguenin mostrando o novo portal do movimento euclidiano de Cantagalo, explicando o manifesto do movimento.

        Em seguida, passou a palavra para Andreia Ramos Reis que anunciou aos palestrantes, que tinham entre 15 a 20 minutos, para expor, abrindo para perguntas após cada palestra.
O Primeiro palestrante do evento foi o prof. Leopoldo Bernuci que falou do legado de Os Sertões dentro e fora do Brasil, comentando também de Vidas Secas, de Graciliano Ramos e sobre o autor tcheco Franz Kafka.

    A Prof. Anabele Loivos falou em sua palestra em seguida da leitura escolarizada de Euclides da Cunha.

     " O que significa a literatura num mundo em que se passa a fome ? ". " A Fome é prioridade, mas a Arte é necessidade. ", falou em seguida, citando Sartre.

      O Video " Pífanos de canudos velhos ", de 5 min25 s foi exibido em seguida.

    O Palestrante canudense, Prof. João Batista Lima leu um trecho da obra de Euclides da Cunha, de Os Sertões.

    O prof. Felipe Rissato fez a sua palestra lendo um soneto de Euclides da Cunha, analisando em seguida.

     Os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins leram um trecho da obra de Euclides da Cunha, apresentado em vídeo, sendo muito elogiado, um dos pontos altos do evento.

       Prof. Anabele Loivos homenageou o poeta Tiago de Melo e a cantora Elza Soares. Lea Costa falou de Monteiro Lobato.

       O Evento Euclides 156 finalizou com perguntas de pessoas que acessaram pelo Google Meet e um bate-papo com a mesa e os palestrantes.

      O Evento Euclides 156, segundo os organizadores, ficará gravado no portal Movimento Euclidiano de Cantagalo.



“Estamos condenados à civilização. Ou progredimos, ou desaparecemos” Euclydes da Cunha em “Os sertões”


                 



Estamos condenados à civilização. Ou progredimos, ou desaparecemos

Euclydes da Cunha em “Os sertões

















                   







             

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Euclides 156 inaugura portal com leitura de Os Sertões de Euclides da cunha

                  Alvaro Sagulo e Ana Martins fazem leitura de Os Sertões






          O Evento virtual Euclides 156 acontece nessa quinta-feira, 20 de janeiro comemorando os 156 anos do escritor Euclides da Cunha, com uma série de eventos virtuais que começa às 19 horas com o lançamento do portal do Movimento Euclidiano de Cantagalo

         O evento Euclides, 156 terá uma mesa que falará sobre os 120 anos de publicação de “Os Sertões”, obra máxima de Euclydes. Debaterão o Prof. Leopoldo Bernucci, professor da Universidade da Califórnia, um dos maiores estudiosos da obra euclidiana, e Profa. Anabelle Loivos, cantagalense, professora da UFRJ, Coordenadora do Projeto de Extensão Fórum Euclides. 

        Haverá a leitura dramatizada de trechos de “Os sertões” pelos atores Álvaro Sagulo e Ana Martins. 

       A última parte do evento, terá o “Euclydes de cabeceira”, com leituras e partilhas de textos da obra de Euclydes por com Felipe Rissato, pesquisador da obra euclidiana de Manaus, João Batista Lima, professor de Canudos, e Alex Vietas, Presidente do Grêmio Euclidiano de Atividades Culturais, Cantagalo. 

        Fechando o evento haverá uma conversa livre com o público inscrito no evento.

       No dia 20 de janeiro, aniversário de 156 anos de Euclides da Cunha, o grande escritor cantagalense, autor da obra prima “Os sertões”, um grupo de pessoas admiradoras e estudiosas da obra euclidiana, todos com laços com Cantagalo-RJ, organizaram evento virtual para lançamento do portal do Movimento Euclidiano de Cantagalo, um espaço plural, de encontro da cultura cantagalense.

      O evento é gratuito e será realizado na plataforma Google Meeting. Para participar e obter certificado é necessário inscrição prévia para receber o link da sala virtual. As inscrições são feitas somente através do formulário eletrônico no link https://forms.gle/mMyoVVxMSJttzvVC8 . O link da sala será enviado para e-mail cadastrado na inscrição.

     O evento também será transmitido no Youtube a partir do Canal do Movimento Euclidiano de Cantagalo (https://www.youtube.com/channel/UCGhKgRozTOsDyPhoNepT8hg )

     Canal Arte Tudo prestigiará o evento. 

     Visite a página no Instagram @encontroseuclidianos



 Programação :


-19h - Lançamento do portal do Movimento Euclidiano de Cantagalo

 - 19h10 - Mesa-redonda “120 anos de Os sertões” | Leopoldo Bernucci, Anabelle Loivos e Andrea Therezinha Ramos Reis (mediadora)

 - 20h00 - Leitura dramatizada de trecho de “Os sertões”, como os atores Álvaro Sagulo e Ana Martins.

 20h10 - “Euclides de cabeceira” - Leituras de trechos da obra euclidiana por autores do Volume 2 dos Escritos com comentários. | Felipe Rissato, Alex Vieitas, Rick da Cunha (mediação). 20h50 - Conversa livre. 

20h50 - Debate e conversa livre

quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

Panspermia estreia com Sucesso !!!

 Monólogo emociona o público






             Panspermia estreou nessa terça-feira, 11 de janeiro, emocionando o público. Mesmo com o temporal que inundou o Rio de Janeiro e só parou meia-hora antes, pandemia e variantes, o público prestigiou o lindo monólogo no palco principal da Casa de Cultura Laura Alvim. 


           Sozinho, o ator Vitor Louzada com domínio de cena interpreta vários personagens, canta e dança, com o seu talento e carisma fazendo o público viajar no ano de 2020, narrando com maestria mês a mês fatos marcantes, de forma lúdica algumas vezes, sabendo conduzir o espetáculo de forma dinâmica, com figurinos e objetos que ilustram com maestria cada personagem e situação fática. 


          O Espetáculo idealizado e com dramaturgia de Cilene Guedes (Jumbo, Narcisa ), dirigido de forma impecável por Sueli Guerra ( A Cor Púrpura ), com figurinos, cenário e iluminação também ilustrando bem a peça, cativa o espectador, com a carismática e segura interpretação do premiado ator Vitor Louzada, que interage e transforma o pesadelo de 2020, num maravilhoso passeio, que faz o público rir, chorar, se emocionar, que de tão bom, nem sente o tempo passar. 


           Panspermia é a teoria que diz que a vida na Terra veio do espaço, pegando carona em um meteorito. O texto de Cilene Guedes vencedor do prêmio Erika Ferreira, da prefeitura de Niterói, na dramaturgia, traz o conceito de panspermia radical, através de conteúdo jornalístico, pontuado de forma dinâmica nesse primoroso espetáculo teatral.


          O espetáculo traz perplexidade e humor, força e desalento, faz refletir é celebração a vida, e como um meteoro vai ficar em cartaz na casa de cultura Laura Alvim só até final de janeiro, as terças e quartas-feiras, às 19h.

         " E se uma pessoa tivesse uma hora para tomar conhecimento do que foi o ano de 2020 – o ano que mudou tudo? E se por todos os aparelhos, gadgets e novas mídias possíveis, a pandemia, a política, a violência, o entretenimento, tudo jorrasse num fluxo incontido de informação? E se essa pessoa não tivesse escape? Ela consumiria o noticiário ou seria consumida por ele? ". 


          Canal Arte Tudo esteve na estreia de Panspermia e indica o espetáculo. A equipe presente com os atores e produtores kadu Flu e Ana Martins, que tiraram takes e entrevistaram, para matéria audiovisual que sai breve no canal no Youtube.


Cobertura : Kadu Flu e Ana Martins
Redação : Kadu Flu
revisão : Anderson Ferigate
Fotografia : kadu Flu e Ana Martins 
      

Panspermia

11 a 26 de janeiro de 20211

Terças e quartas 19h

Teatro Laura Alvim – Casa de Cultura Laura Alvim ( Av. Vieira Souto 176, Ipanema, Rio de Janeiro. )

60 min
12 anos
R$ 40/R$ 20 
Máscara e comprovante de vacinação são obrigatórios.


































































https://www.facebook.com/Panspermia-Um-solo-teatral-107701934706586/

https://www.instagram.com/panspermia.solo/