sábado, 25 de abril de 2020

Paixão de Cristo no parque de exposições é o maior evento ao ar livre de juiz de Fora


Encenação da Paixão de Cristo 2019, no Parque de Exposições, é o maior evento ao ar livre de Juiz de Fora!!!




     A Encenação de Paixão de Cristo 2019 realizada em Juiz de Fora, no Parque de Exposições, com uma equipe de centenas de pessoas, entre atores, produção e técnica, 4 palcos, emocionou o grande público presente, de mais de 3000 pessoas, em duas apresentações, se tornando uma das mais respeitadas montagens em todo o Brasil.



     O Ator Paulo Moraes, que interpreta Jesus Cristo na Encenação em Juiz de Fora pelo segundo ano consecutivo, vem se destacando como um dos maiores interpretes do personagem, sendo sempre muito aplaudido em todas as apresentações.

       Paixão de Cristo de Juiz de Fora teve a 1º encenação em 2018, no campo de futebol, do bairro Granjas Bethel, na semana santa, em 3 palcos, centenas de participantes, em duas apresentações, em dias diferentes, para mais de 3000 pessoas.

         Com o Sucesso da 1º montagem de Paixão de Cristo, do grupo Nova Bethel, coordenado por Odério Filho, produtor geral e pelo Padre Vanderlei Souza dirigido por Anderson Ferigate, surgiu o convite da prefeitura de Juiz de Fora, para que a encenação do ano seguinte fosse no badalado Parque de Exposições, que recebe grandes eventos como o Festeja e a  própria Exposição Agropecuária da cidade, trazendo artistas de renome, como Ivete Sangalo, Chitãozinho e Xororó, Zé Ramalho, Capital Inicial, entre outros.

         A montagem de 2019 foi um sucesso de público e crítica, com cenários ainda maiores que da 1ºencenação e mais atores e figurantes, entre soldados e povo, sendo bastante aplaudida, se tornando assim uma das grandes montagens deste tipo no País.

          “ É uma peça feita com grande elenco, entre profissionais e amadores, com uma equipe dedicada e, com o objetivo de emocionar “, diz Odério Filho, produtor geral de Paixão de Cristo.

                 O Ator Paulo Moraes, que é também assistente de direção e cenógrafo do espetáculo tem uma árdua via crucis, da cena do Calvário, terminando de forma apoteótica num bonito efeito com som e luz  subindo aos céus, o que faz o público delirar.

          O Elenco de Paixão de Cristo conta também com excelentes atores mineiros, como o ator Mário Galvani que faz um forte Caifás, Lucas vieira (Anás), o ator Juan Sena que interpretou o  Diabo, a excelente atriz Sandra Almeida, Maria Madalena,o ator Reinaldo Emerson, João Batista, o ator Luidy Mendonça, Apóstolo Pedro,   e o diretor Anderson Ferigate, que interpretou Pilatos, além do ator carioca Kadu Flu, que em 2018 interpretou Anás e 2019 o Judas.       

              A Encenação Mineira conta também com atores de base e figurantes que compões os soldados romanos que abrem a peça e emocionam com a força e ritmo, assim como muitos colaboradores que ajudam a produção e os cenários, como a dedicada Wanda Lima.

          Tem destaque também o ator Rhuan Fontes, que faz o Anjo Gabriel, Denise Balmant que interpreta Maria, Alexandra Daniele (Salomé), Andréia Firmino (Herodíades), Tiê Foutoura ( Rei Herodes ),  os atores Marcus Pires, Daniel Silva e Humberto dias, que fazem os 3 soldados na impactante cena do calvário carregando Jesus na cruz, os atores Robson Vaz ( Apóstolo Matheus  ), Jhonatan Gomez ( Aposto André ) e Thales silva ( Apostolo João ), Marcelo Ferreira (Apóstolo Tomé ) e Baiano (Apóstolo Tadeu).
      
               A TV Integração, filiada da Rede Globo, fez a cobertura ao vivo, assim como a Rádio Globo e o jornal local Tribuna de Minas. Este último publicou matérias exclusivas sobre a referida encenação e ressaltando o sucesso público e crítica do evento.

“Este espetáculo foi concebido para levar palavras de fé e esperança para o público. O intuito é tornar mais pungente essa mensagem de amor e de perdão que possui a história de Cristo. Foi um trabalho árduo, que envolveu meses de preparação, ensaio e dedicação de toda equipe: produção, técnicos, figuração e elenco. Contamos com desde atores amadores da própria comunidade juiz-forana até atores profissionais de primeira linha. É com muito orgulho que enxergo tudo isso que fizemos e o resultado que alcançamos.” Anderson Ferigate – Diretor geral



“ Juiz de Fora merecia uma montagem desse nível, onde Arte e mensagem bíblica se tornasse uma proposta para todos os homens e mulheres que pensam e desejam um Mundo melhor... “, Padre Vanderlei Souza, coordenador e orientador teológico de Paixão de Cristo de Juiz de Fora.

A 3º edição da Encenação de Paixão de Cristo, do grupo Nova Bethel, coordenado pelo Padre Vanderlei Souza, com produção geral de Odério Filho e direção de Anderson Ferigate vai ser em 2021, com 5 palcos e estrutura ainda melhor, com mais atores e figurantes, se tornando a maior encenação ao ar-livre de Minas Gerais e da região sudeste do País.


     O Canal Arte Tudo esteve presente na Encenação de Paixão de Cristo, de Juiz de Fora, no Parque de Exposições, Minas e matéria em video já está no canal no youtube :



       














PAIXÃO DE CRISTO. EVANGELIZAR PELA ARTE. 



Oferecer esta produção a Juiz de Fora e região é uma oportunidade, que estamos tendo de fazermos boas parcerias. Esta história teve dois pontos de apoio, o primeiro foi quando, Nos idos de 2015, Chegando a Juiz de fora para trabalhar Como pároco na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na região do Vale da Floresta, percebi que uma prática muito rica de encenar os últimos dias de Jesus na terra, estava se Perdendo, pela falta de apoio, dispersão do elenco, e diversas dificuldades. O segundo foi que numa conversa com o diretor geral Oderio, chegamos à um consenso de que a cidade, pelo seu perfil artístico e cultura merecia uma produção deste nível. Onde a arte e a Mensagem bíblica que ultrapassa o espaço religioso e se torna uma proposta para todos os homens e Mulheres que pensam e desejam um Mundo melhor, mais harmonioso e mais fraterno. Nos traz sempre o desafio de não se perder com o passar do tempo. Estas ideias foram sendo amadurecidas , até chegar em 2017, quando Oderio e eu resolvemos colocar em prática o sonho de realizarmos a produção. Me lembrei que conhecia e já acompanhava as produções e apresentações do ator e diretor Anderson Ferigate, que prontamente se disponibilizou em apostar conosco neste empreedimento, que com muita satisfação oferecemos à cidade e região.

Padre Vanderlei Souza, coordenador de Paixão de Cristo , de Juiz de Fora, Minas Gerais.


Odério Filho...Administrador de Empresas e Produtor Cultural. Atuante com eventos culturais desde 2009, na cidade de Juiz de Fora, MG. Experiência a qual contribuiu para a ideia de produzir a peça da Paixão de Cristo, em 2017, no bairro Granjas Bethel. 

A inspiração surgiu em 2015 quando contemplou o campo de futebol do bairro Bethel, a paisagem e o local, como sendo o espaço oportuno para um grande espetáculo ao ar livre da região. Juntando a vontade de realizar um grande evento teatral, envolver toda a comunidade local, a Associação de bairro, a qual era presidente do bairro e com a orientação da Paróquia da região, a proposta foi apresentada, em reunião, ao Padre Vanderlei, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Vale da Floresta o qual abraçou o projeto, incentivou todo nosso trabalho,  além de ceder parte das vestes, itens, adereços, vislumbrando a arte e a cultura por meio de uma peça tão importante, independente do credo religioso ou não, seria um evento para a comunidade e a cidade. Assim, surge o Anderson Ferigate,  Ator e Produtor teatro, sugerido e indicado pelo Padre Vanderlei como colaborador ideal para fazer parte desse importante desafio.

 Na mesma semana nos encontramos e alinhamos como seria a produção começando do zero. Não tínhamos nada. O Anderson ficaria responsável em buscar o elenco e prepará-los e eu seria o responsável em buscar toda estrutura e parcerias. Nasce assim...os trabalhos para primeira peça da encenação da Paixão de Cristo, no bairro Granjas Bethel, envolvendo mais de 130 integrantes diretos, entre elenco, figurantes, produção e equipe de apoio. O projeto fora apresentado a Prefeitura de Juiz de Fora, ao órgão cultural da cidade o qual nos deu grande apoio e incentivo para aquisição dos palcos e outras estruturas. Toda equipe do órgão e por meio do seu Superintendente nos parabenizaram pela ideia e nos deram todo apoio. Inclusive foi sugerido pelo Órgão Cultural da cidade que a segunda edição buscasse recursos junto ao Ministério da Cultura, via Lei Rouanet. 

A primeira apresentação foi um grande sucesso, em três palcos, ao ar livre, em 26 cenas e ganhou destaque nas mídias da cidade e região. Muitas empresas parceiras deram apoio para a edição de 2018. Após a primeira apresentação, elaboramos uma proposta para 2019, encaminhada ao Ministério da Cultura e está fora aprovada para a captação de recursos pela Lei de Incentivo Fiscal do Governo Federal. Porém, por se tratar de um ano eleitoral na esfera federal e estadual, em meio as dificuldades políticas e econômicas do país, gerando incertezas em várias empresas. Não obtivemos sucesso na captação de recursos. A expectativa de se conseguir um patrocinador, pela Lei de Incentivo era grande. Mesmo sem recursos capitados pela lei, os trabalhos para a segunda edição prosseguiram. Conseguimos, com muito esforço e recursos próprios uma estrutura, ainda maior da anterior, envolvendo mais de 200 integrantes, em quatro palcos, no Parque de Exposições de Juiz de Fora. Mais uma vez tivemos o  apoio da Prefeitura da cidade e outras parcerias. 

O sucesso do segundo espetáculo, foi ainda maior, sendo destaque em várias mídias da cidade e do estado de Minas Gerais, com reportagem durante a apresentação, ao vivo, pela TV Integração (afiliada da Rede Globo). Mesmo sem recursos, pela Lei de Incentivo a cultura, o espetáculo se tornou grandioso. Para 2020, o projeto, também, se encontra  aprovado, pelo Ministério da Cidadania, pela Lei de incentivo a Cultura, PRONAC 193209 para a captação de recursos. Porém, devido ao tempo e a pandemia do Coronavírus, adiamos para 2021 a terceira edição. Dessa vez, em cinco palcos e com uma estrutura ainda melhor. 

A expectativa é que o espetáculo se torne o maior, ao ar livre, da Encenação da Paixão, em Minas Gerais ou da região sudeste do Brasil, se tivermos  patrocínio. Um evento o qual fortalece o entretenimento de Minas Gerais, aproxima o público de uma das mais importantes história da humanidade, fomenta vários segmentos como: comércio local, setor hoteleiro, turismo, lazer e outros...além de gerar empregos indiretos.  Os integrantes da produção, elenco e  equipe de apoio, participam...independentemente, de qualquer segmento religioso ou não. O espetáculo tem  cunho cultural e aproxima o público para a reflexão da mensagem da peça, por meio da arte. Aproxima a comunidade carente de opções de lazer, revela Atores profissionais talentosos da cidade, apresenta ao público a trajetória de Jesus Cristo por meio de 30 cenas emocionantes e envolventes. 

Sendo assim...convidamos o público para que possam assistir a terceira edição de 2021 e deixo o contato para empresas interessadas em patrocinar o espetáculo, assim como pessoas interessadas em fazer parte desse projeto como Atores, figurantes ou membro da equipe de produção, pois nosso projeto tem, também, além do viéis artístico/cultural...o viéis de escola/oficina de teatro. Importante ressaltar que o projeto pode ser transformado com apresentações itinerantes em outras regiões.

Agradeço a atenção e a oportunidade de falar, um pouco mais, do projeto, neste canal. Em tempo... agradecer o elenco, produção e todos envolvidos nesse grande desafio e por confiarem em mim. Em particular ao Padre Vanderlei, nosso orientador e incentivador e ao Anderson Ferigate, nosso Diretor Artístico e Ator o qual representa Pilatos. Sou feliz em tê-los comigo...assim todos os demais integrantes, os quais só me deram mais energia e entusiasmo para prosseguir.

Atenciosamente.

Odério Filho
Produtor Geral
Contato: E-mail: paixaodecristojf@gmail.com
Cel.32-99159-9771


          Nada é por acaso! Nosso espetáculo teve que ser adiado para 2021 pela pandemia. Acreditamos, também, que o mundo será outro após esse momento de Coronavírus e assim...o espetáculo vai aproximar e emocionar o público. Hoje...percebemos a importância do amor ao próximo, da solidariedade e da união do mundo. Reflexões as quais a nossa peça procura por meio da arte transmitir e despertar. Ao mesmo tempo...empresas poderão investir mais na arte e em nosso projeto, identificando a importância do espetáculo para um público o qual precisa ser tocado e despertado para os valores esquecidos ou abandonados. A peça representa o amor e sofrimento de Jesus Cristo para salvar a humanidade com cenas emocionantes e com efeitos especiais para que possa aproximar a realidade da época. A ideia é que o público sinta como tivesse voltado no tempo e faça parte dessa história.

Odério Filho. 

































2 comentários:

  1. Um trabalho digno, honrado que me trouxe muita felicidade de estar ao lado de pessoas tão talentosas e dispostas a contar essa história. Parabéns ao Canal Arte Tudo por abrir o espaço para este espetáculo

    Anderson Ferigate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homenagem mais do que merecida a esse espetáculo tão importante no cenário nacional !!! Parabéns pela brilhante direção, Anderson Ferigate !!! E Obrigado por oferecer a Minas Gerais e ao Brasil essa Encenação de Paixão de Cristo, em Juiz de Fora, que emocionou e encanta o publico desde 2018 e já é realidade !!!

      Excluir