quarta-feira, 18 de setembro de 2019

O Subnormal, uma História de Baixa Visão Estreia 04 de Outubro de 2019 no Rio !!!


O Subnormal, uma História de Baixa Visão, de  Cleber Tolini

Monólogo fez Sucesso em São Paulo e

Representou o Brasil em Nova York, está  chegando no Rio  !!!




  
     O Subnormal, uma história de Baixa Visão é um monólogo que faz Sucesso em São Paulo e é um relato do ator Cleber Tolini, que aos 24 anos teve a retirada de um tumor no cérebro, tem seu nervo ótico afetado e fica com baixa visão, ou visão subnormal.

     Dirigida por Djalma Lima e direção de movimento de Lena Roque e texto e atuação de Cleber Tolini a peça teatral  mostra  a jornada de um herói comum, um rapaz que quer ser ator e que sai da casa dos pais aos 19 anos para correr atrás desse sonho.

      O Ator Cleber sozinho em cena faz vários personagens, contando o grande desafio da sua vida, que começou no teatro aos 12 anos, mas aos 19 anos saiu de São Paulo, e veio para o Rio de Janeiro fazer teatro e aos 24 anos encontra o seu maior desafio um Tumor cerebral, que vence, mas lhe custa boa parte da visão e da audição.

        Mesmo com 20% da visão, e a audição reduzida, volta a fazer teatro, e no monólogo que domina a cena, consegue fazer o espectador rir e se divertir, transformando em o drama em um quase um stand-up comedy e arrancando muitos risos !
    
    Cleber hoje, com 39 anos, relata que a ideia da peça nasceu da necessidade de contar uma história que poderia ser vivida por outras pessoas. O ator que já atuava profissionalmente desde os 20 anos, agora enfrenta o desafio de permanecer como artista mesmo com 20% da visão.

     “Sempre contava a minha história para as pessoas. Falava dos desafios até chegar a um diagnóstico, encontrar o médico que poderia me ajudar (já que com a cirurgia eu poderia ter uma paralisia facial) e após o nervo óptico ter sido afetado. Percebi que a história despertava interesse”, explica o ator.

     O Monólogo fez Sucesso em São Paulo e foi escolhido para representar o Brasil em Nova York ,  no X Festival de Monólogos Don Ivan Garcia Guerra no Bronx em Nova Iorque, em 2019, voltando a fazer várias apresentações na capital paulista e em outubro estreia temporada no Rio de Janeiro .


       A peça que emociona e faz rir, tem o ator Cleber Tolini que sozinho em cena,  faz vários personagens, além de trazer depoimentos em áudio, consegue ter empatia com o público, mostrando-se um ator seguro e talentoso.

    O Subnormal, uma história de Baixa Visão  faz Sucesso em São Paulo, não à toa, mas sim porque traz importantes mensagens como o próprio relato do ator que se desafia continuar em cena apenas com 20 % da visão, sem a audição esquerda, falando da Baixa Visão, que são pessoas que tem apenas 30% da visão abaixo, do grupo Bengala Verde, do Budismo, que é a filosofia que o ator segue, entre tantas mensagens, num lindo texto, que bem dirigido por Djalma lima, com uma atuação segura, faz o espectador, se emocionar, rir e chorar, refletir e acima de tudo, sentir que acabou de assistir um belo espetáculo !

      O Canal Arte Tudo esteve no Shopping da Gávea, com o ator Cleber Tolini, no Café Cacau Noir, ao lado do teatro das Artes, pela primeira vez com três jornalistas , os editores do canal Pedro Henrique de Sousa, e Kadu Flu, e o Jornalista Arthur Motta, colaborador do canal,   que durante 1 hora entrevistaram e tiraram takes, numa linda matéria que já está no Canal Arte Tudo no YouTube   https://www.youtube.com/watch?v=pft4ey9ZLZQ !!! 

        O Monólogo O Subnormal, uma História de Baixa Visão entra em cartaz dia 04 de Outubro de 2019,sexta-feira, ficando em cartaz de sexta à domingo, as 20 h , no Teatro, Cândido Mendes, em Ipanema, no Rio de Janeiro, até 10 de novembro de 2019 !!!

            O Canal Arte Tudo recomenda a peça, estará também na estreia no teatro Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, agradecendo ao ator Cleber Tolini, pelo carinho com a equipe e parabenizando pelo Sucesso !!!






terça-feira, 17 de setembro de 2019

Company faz Sucesso no Rio




     O Canal Arte Tudo, além de termos no YouTube, acaba de  lançar seu blog.  Recomendo à todos nova montagem do espetáculo "Company",  da Broadway que está se apresentado no Sesc Ginástico, no Centro da cidade, um espetáculo! Dia 29, de setembro de 2019. O Musical que estreou em 1970, na Broadway, com libreto de George Furth e música de Stephen Sondheim, nesta linda encenação com a versão de Claudio Botelho, produzida pelo ator e produtor Reiner Tenente com sua sócia no CEFTEM  (Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical), Joana Mendes. A direção geral é do premiado João Fonseca. Tony Lucchesi faz a direção musical e as coreografias são de Victor Maia.

   O Musical Hollywoodiano tem como protagonista Bobby, interpretado pelo brilhante ator, Reiner Tenente, um rapaz solitário que completa 35 anos, na busca de um relacionamento estável.

“ O espetáculo conta a história do Bobby, um solteirão de 35 anos, e se passa na noite de aniversário dele, em que ele tem lembranças de situações que podem ter acontecido ou não, entre ele e cinco casais de amigos. Isso o faz repensar  o porquê de estar sozinho ou o porquê de estar acompanhado. Levanta questões internas como, realmente é possível ser feliz sozinho? ”, explica Reiner Tenente.

     O elenco é extremamente talentoso. Helga Nemetik, Myra Ruiz, Juliane Bodini, Victor Maia, Chiara Santoro, Cristiana Pompeo, Anna Bello, Renan Mattos, Stella Maria Rodrigues, Wladimir Pinheiro, Claudio Galvan, Joana Mendes e Rodrigo Naice.

     " Company é um desses espetáculos, que além de fazer rir, levanta questões extremamente necessárias. Assisti em 2001 a montagem de Charles Moeller e Claudinho Botelho e nunca mais fui o mesmo, em alguns aspectos. Ouso dizer que essa obra é ainda mais necessária agora, do que quando foi montada, pela primeira vez na década de 70 e a minha opinião se baseia no fato de que com a modernidade e a urgência em que somos treinados à desejar as coisas, resolvemos as carências e nos isolamos nas nossas fantasias e idealizando algo perfeito. " afirma o ator e produtor dessa nova linda montagem de Company.

    A direção é segura e competente, assim como a direção musical de Tony Luchesi, e as lindas coreografias de Vitor Maia, com belos figurinos de Carol Lobato. O Espetáculo é muito gostoso de assistir e flui abrilhantado com a talentosa orquestra, sob a regência de Zaida Valentim, com Pedro Izar no violoncelo, Eduardo Simões, no baixo, Rafael Sanánna no trompete, Diego Abreu e Marcos Passos, no clarinete, Anderson Clayton na bateria, Franco Giola no violino e Warlyn na flauta, clarinete e sax alto.

     O Musical é muito bem dirigido e com atuações como do ator Reiner Tenente, que faz um Bobby seguro e leve, a atriz Helga Nemetik, que interpreta Amy, Myra Ruiz, Marta e atriz Stella Maria Rodrigues, Joanne, recebem aplausos em cenas abertas, Chiara Santoro, cantando Ópera, Claudio Galvan, com seu timbre de Pato Donald, Joana Mendes também muito bem em cena, Cristina Pompeu, Sarah, Vitor Maia, David, assim como todo o elenco, faz o espetáculo leve, que presenteia o espectador, que nem sente os 150 min, que voam, com as lindas músicas de Stephen Sondheim.

     Os Editores do canal Arte Tudo,  os jornalistas Pedro Henrique de Sousa do jornal Diário do Rio e Kadu Flu, diretor do Canal, ator, produtor, Advogado e  jornalista, estiveram presentes, representando o Canal Arte Tudo, assistindo o musical, entrevistando os atores e filmando, matéria que já está on-line no canal Arte Tudo, no YouTube  https://www.youtube.com/watch?v=pYUY0OAyUNA 

       
     O Canal Arte Tudo,a ao Assessor de Imprensa, Ribamar filho, e a produção do musical Company, por terem sido  gentis e e recebido a equipe do Canal Arte Tudo.

         Company. O Musical vai té 29/09/2019, no Sesc Ginástico. Av. Graça Aranha, 187, Centro, Rio, em cartaz as Quintas, sextas e sábados, às 19h; e domingos, às 18h. O Ingresso custa R$ 30,00 inteira e R$15 a meia, a classificação é 14 anos e duração de 150min.